UPA de Peruíbe realiza mais de 400 atendimentos por dia
segunda-feira, 7 de janeiro de 2013Com as novas medidas implantadas pela gestão municipal A Unidade de Pronto Atendimento de Peruíbe (UPA) aumentou o número de atendimentos de 150 para 400 pacientes por dia. Essa melhoria se dá graças a nova equipe formada por 8 novos médicos, 4 enfermeiros, 12 auxiliares, 2 técnicos de gesso e 1 operador de raio x que tem otimizado o atendimento e diminuído o tempo de espera de 90 minutos para 30 minutos, tempo abaixo do esperado comparado ao pronto socorro particular.
O paciente Ricardo Barbosa, morador do bairro da Estação conta que o atendimento está rápido e eficiente: “Muito rápido, uma diferença enorme no atendimento, não demorei nem 15 minutos e já estava na sala de aplicação. Muitas vezes precisamos de atendimento, mas temos medo de procurar a unidade por saber das condições e da demora. Estou muito satisfeito”, declara Ricardo.
O retrato da melhoria no setor se reflete no caso contado por Arlyson Lima dos Santos, pai do recém nascido, Nicolas Gabriel Maximiniano dos Santos, o primeiro parto realizado no UPA de Peruíbe graças a reformulação no atendimento aos pacientes.
Apesar de serem moradores da cidade, o pai de Nicolas conta que procurou atendimento em Itanhaém. O único procedimento receitado foi o medicamento Buscopan para sua esposa e a indicaram o repouso em sua residência. Porém, Débora Batista Maximiniano voltou a sentir fortes contrações e foi levada às pressas para o UPA de Peruíbe.
No momento em que Arlyson dava entrada com a documentação sua esposa já fora encaminhada para a sala de emergência onde foi prontamente atendida pela equipe formada pelos médicos Guilherme Boturão, Karina Carreira, a enfermeira Enilda Castro e o enfermeiro Obstétrico André Cruz. “Me surpreendi, não esperava nem que meu filho teria as condições de nascer aqui, minha mulher foi muito bem atendida, foi mais rápido que eu esperava”, declara o pai emocionado.
Nascido na tarde da última quinta-feira (3), às 15h55, Nicolas e sua mãe foram encaminhados para a maternidade de Peruíbe para seguir os procedimentos médicos.
“Estamos focados na melhoria da Saúde. Prova de que estamos no caminho certo são os resultados positivos que já estão sendo vistos pelos moradores da cidade. Todos têm o direito a ter acesso ao atendimento médico de qualidade e com agilidade”, enfatiza a Prefeita Ana Preto.
Fonte: Diário do Litoral
Mas nem tudo é lindo! Estive conversando com uma funcionaria do Raio-x que me informou que os funcionários do Raio-X ainda não sabem quem irá pagar seus salarios pois até o momento (10/01/2013) estão trabalhando irregularmente sem contrato muito menos com Registro em Carteira, segundo eles o que ha é uma promessa de contratação. Não fizeram denuncia por medo de perder a “boquinha” ja que ha concurso vigente para esse preenchimento de vagas desse cargo.