Prefeitura de Peruíbe entrega novos aparelhos oftalmológicos ao AME
segunda-feira, 1 de abril de 2013O Ambulatório Médico de Especialidades (AME), recebeu, na última semana, dois novos aparelhos para a realização de exames de oftalmologia.
A partir de agora, os moradores poderão fazer o exame de vista com um retinógrafo – um dos aparelhos mais sofisticados da medicina ocular, que serve para o mapeamento de retina – e um aparelho para medir a pressão ocular.
A aquisição dos aparelhos foi realizada com recursos próprios do Município, tendo em vista a necessidade de melhorar a prestação do serviço de oftalmologia à população.
“Conseguimos conquistas importantes para a Saúde na cidade de Peruíbe neste pouco tempo em que estou à frente do Município. Os mutirões de atendimento, os novos equipamentos e uma equipe com vontade e responsabilidade estão fazendo a diferença não só na nova Administração, mas na vida das pessoas que necessitam de atendimento médico. Temos muito o que fazer, mas também devemos comemorar cada avanço”, enfatizou a prefeita Ana Preto.
O retinógrafo é um dos aparelhos mais sofisticados para o tratamento oftalmológico que não está disponível em várias cidades da Baixada Santista e Vale do Ribeira. O equipamento serve para o diagnóstico ocular, através de um exame de imagem que faz a fotografia das áreas do fundo do olho, como a retina, a coróide, o nervo óptico e os vasos sanguíneos. Entre os principais benefícios, o retinógrafo permite a prevenção da cegueira, principalmente quando o paciente sofre com diabetes, hipertensão arterial e glaucoma, entre outras doenças vasculares.
Outra conquista para o serviço de Saúde foi o equipamento para medir a pressão ocular, que é indicado para o diagnóstico de glaucoma, e entrega o resultado instantaneamente. Durante a solenidade de inauguração, a prefeita Ana Preto aproveitou para fazer o teste dos novos aparelhos, realizando os exames oftalmológicos.
“Fiquei impressionada com a qualidade e a eficiência dos novos aparelhos, que são referências na medicina ocular e vão trazer benefícios significativos para o atendimento da população. Felizmente, ao realizar o exame, constatei que a minha visão está dentro do quadro médico recomendado”, afirmou a prefeita.
Mais aquisições
A tarde desta quarta-feira foi marcada por boas notícias para a Saúde de Peruíbe. O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) ganhou também uma cadeira para exame urológico e ginecológico.
Vistoria
Focada nas questões que envolvem a área da Saúde, a prefeita Ana Preto também visitou as instalações do AME, para verificar como está a estrutura do local e a qualidade do serviço.
Ultrassonografia
A equipe de Saúde está trabalhando firme para retomar alguns serviços que estavam defasados no Município há alguns meses. É o caso do exame de ultrassonografia, cujo tempo de espera se arrastava por vários meses, o que comprometia o acompanhamento médico das gestantes.
Visando solucionar esse problema, a equipe de Saúde realizou um mutirão de ultrassonografia, no Ambulatório Médico de Especialidades (AME), para o atendimento de 50 gestantes. A iniciativa tem o objetivo de atender a chamada demanda reprimida, ou seja, as gestantes que estavam na fila de espera desde o ano passado, para a realização de exames.
“Estava na fila de espera desde o mês de outubro do ano passado, o que provocou certa agonia. Mas, para a minha alegria, consegui fazer o exame nesse mutirão, e descobri que vou ganhar um menino, e a saúde dele está perfeita”, disse a dona de casa, Érica Pereira Santos, de 25 anos.
Quem também elogiou o serviço foi a moradora Talita Correa da Silva, de 19 anos: “Estou satisfeita com esse trabalho e com o atendimento da equipe médica. Recomendo que outras gestantes também venham realizar esse exame que é tão importante para avaliar as condições de saúde do bebê”.
Obras de arte
Ainda durante a programação, que teve a presença de autoridades do município, os artistas da Cidade doarão 10 quadros que estarão expostos no AME. A iniciativa faz parte do projeto Arte Solidária, que tem o apoio do Departamento de Cultura do Município.
Fonte: Diário do Litoral