Prefeito de Peruíbe é convocado para discutir ações de prevenção contra a dengue no verão
quinta-feira, 6 de outubro de 2011Seis municípios da Baixada Santista estão entre as 283 cidades do Estado consideradas mais vulneráveis à circulação do vírus da dengue no próximo verão, conforme havia antecipado A Tribuna no último dia 6. São elas: Bertioga, guia da cidade Guarujá, Encontra Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente.
Essa constatação faz parte do mapeamento realizado pelo Centro de Vigilância e Controle da Dengue, órgão da Secretaria de Estado da Saúde, em conjunto com a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen).
Diante dessa realidade, os prefeitos das cidades com risco alto ou muito alto de transmissão da doença estão sendo convocados a participar de um encontro estadual com representantes do Estado, na manhã da próxima segunda-feira.
Intitulado Unindo Forças contra a Dengue, o evento será realizado no anfiteatro da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), localizada na Avenida Doutor Arnaldo, 455, Cerqueira César, na Capital.
Durante o encontro, será apresentado o novo Plano Estadual de Intensificação das Ações de Vigilância e Controle da Dengue para o período 2011-2012, que trará novas ações de combate ao mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.
A intenção é mobilizar as administrações municipais para a realização de ações de campo destinadas ao controle de criadouros do inseto, conforme orienta o Sistema Único de Saúde (SUS).
O secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, destaca que essa iniciativa é importante para que as cidades estejam reparadas para impedir o avanço do Aedes aegypti e oferecer assistência médica ideal aos pacientes com suspeita de infecção.
“A entrada em circulação do subtipo 4 do vírus da dengue no Estado (onde já circulam os subtipos 1, 2 e 3) aumenta o número de pessoas suscetíveis à doença, ampliando o risco de casos graves e óbitos”, diz.
Comparação
O Estado contabilizou 81.248 casos da doença neste ano, contra 188.201 em 2010. Na Baixada Santista, proporcionalmente, a queda foi maior ainda, na comparação com o ano anterior. Em 2011, foram 623 ocorrências.
No ano anterior, quando ocorreu a maior epidemia de dengue da história da região, 35.275 contraíram a enfermidade e 81 morreram.
Fonte: Jornal A Tribuna