Peruíbe recebe prêmio por controle de tuberculose
terça-feira, 28 de dezembro de 2010O município de Peruíbe foi premiado pela Secretaria Estadual da Saúde pelo seu desempenho no Programa de Controle de Tuberculose. Obteve a conquista por estar entre as 45 melhores cidades de todo o Estado. O índice de eficiência por cura da doença aumentou para mais de 85% entre 2009 e 2010, número superior em cerca de 10% aos anteriores.
A entrega do prêmio aconteceu no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, sendo Peruíbe representada na ocasião pela Dra. Neusa Sakiyama, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica e por sua colaboradora direta no Programa, Juciane da Silva Portezan.
A prefeita Milena Bargieri parabenizou o Secretário Municipal da Saúde, Dr. Cezar Kabbach Prigenzi, em nome de todos os responsáveis pelo Programa de Controle da Tuberculose. Disse estar muito orgulhosa por essa importante conquista e com o destaque que Peruíbe alcançou no setor entre as cidades paulistas. Pediu a todos que se mantenham empenhados no desafio de continuar aumentando esse índice, que se traduz em melhor qualidade de vida para a nossa população.
Desafios
O Programa de Controle da Tuberculose em Peruíbe, reconhecido e premiado pelo Estado, é importante e continuará com total apoio da atual administração. Manter e aumentar o nível de cura é um desafio permanente, uma vez que tratamento da doença não pode ser descontinuado. Os médicos lembram que o “Bacilo de Kock”, causador da doença, desenvolve resistência contra o medicamento utilizado, ficando cada vez mais forte. Por isso também é importante não apenas o controle, mas também uma conscientização maior sobre o assunto, o que também é feito rotineiramente. O tratamento da Tuberculose é gratuito, com atendimento inicial nos postos de saúde.
Fonte: Secom Peruíbe