Peruíbe realiza mutirão para detecção de hepatite C
terça-feira, 6 de agosto de 2013A Prefeitura de Peruíbe, no litoral de São Paulo, realiza nesta semana um mutirão para detecção de hepatite C na população. Os exames gratuitos começaram nesta segunda-feira (5) e seguem até o dia 9 de agosto. O diagnóstico é divulgado em poucos minutos.
Os exames estão sendo realizados no Ambulatório Médico de Especialidades (AME), que fica na Avenida Luciano de Bona, s/n°, sempre das 8h às 15h. O objetivo, além de detectar portadores de hepatite C na comunidade, é orientar a população sobre a importância da prevenção e o tratamento da doença.
Quem passar pelo mutirão, que tem apoio do Grupo Esperança, terá acesso ao resultado do exame em poucos minutos e, em caso de um diagnóstico positivo da doença, o paciente será encaminhado para o tratamento no serviço público de Saúde.
A doença
Terceira maior causa de morte no mundo, a hepatite C é uma doença que avança de forma silenciosa, sem provocar dores ou sintomas no corpo. Em algumas situações, a vítima pode passar mais de dez anos com o problema, sem perceber nenhum sinal de sua presença. O mal se agrava com lesões no fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano, levando à ocorrência de cirrose e câncer hepático.
A doença é transmitida principalmente pela via sanguínea, seja por transfusões, contato direto, compartilhamento de seringas e instrumentos cortantes não-esterilizados. Há também uma possibilidade, mais remota, pela via sexual, desde que haja ferimentos em um dos parceiros.
Não há, até o momento, uma vacina específica contra a doença, mas indicadores apontam que o diagnóstico precoce pode garantir uma eficácia de 80% no tratamento de pacientes infectados, feito com medicamentos antivirais. Segundo dados do Ministério da Saúde, existem mais de 3 milhões de brasileiros que sofrem com a hepatite C, algo em torno de 2% da população.
Fonte: G1