Peruíbe: Preso por roubo de caixa eletrônico é suspeito de furto à Pinacoteca
sexta-feira, 2 de setembro de 2011A Polícia Civil de São Paulo prendeu nesta sexta-feira um suspeito de envolvimento no roubo de uma obra de Pablo Picasso na Estação Pinacoteca, em 2008. A prisão aconteceu durante uma operação contra uma quadrilha especializada em roubos de caixas eletrônicos.
Ao todo, 11 pessoas foram presas na operação. Segundo o delegado Marco Antônio Santos, da Seccional de Guarulhos (Grande SP), foram 90 dias de investigações até a identificação dos suspeitos. Nesse período, foram identificados oito roubos identificados como sendo praticados pelo grupo.
Os crimes creditados a eles aconteceram em Guarulho, na zona leste de São Paulo, em Campinas (93 km de SP), em Atibaia (64 km de SP) e em Belém, no Pará.
Sete suspeitos foram presos na rodovia dos Tamoios, na região de São Sebastião (litoral de SP). De acordo com a polícia, eles estavam em três carros e seguiam para realizar um novo assalto a caixas eletrônicos. Os demais presos foram presos na sequência, em outras localizações.
Entre os presos há ainda um técnico em explosivos, que era responsável pela explosão dos caixas. Outros três mandados de prisão ainda devem ser cumpridos hoje.
Outros 17 mandados de busca e apreensão já foram cumpridos. Também foram apreendidas notas manchadas pelo sistema antirroubo dos caixas eletrônicos, além de dois fuzis e cinco pistolas.
OUTROS CASOS
Reportagem publicada no dia 20 de agosto mostra que pelo menos 500 caixas eletrônicos foram roubados ou furtados neste ano no Estado de São Paulo, segundo levantamento dos órgãos de inteligência da polícia.
Análise feita pela reportagem revela que os principais alvos são as máquinas instaladas em agências bancárias (37%), seguidas por supermercados (22%) e postos de gasolina (10%).
Só na semana passada houve registro desse tipo de crime em quatro dias. Na quarta (24), criminosos explodiram um caixa eletrônico do Bradesco na região central de Cajamar (Grande SP).
Na quinta (25), ladrões explodiram outros dois caixas eletrônicos nas cidades de Encontra Peruíbe (135 km de São Paulo) e São Vicente (65 km de São Paulo).
No mesmo dia, policiais militares prenderam três suspeitos de arrombar um caixa eletrônico em uma agência do banco Santander em São José dos Campos (97 km de São Paulo).
Na sexta-feira (26), bandidos explodiram um caixa instalado na rodovia Presidente Dutra, em Guarulhos (Grande SP).
Fonte: Jornal Floripa