Maioria dos alunos da região de Peruíbe não entende a matemática
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012Na Matemática das escolas públicas da Baixada Santista, os números são negativos. Mais de 90% dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental nas nove cidades locais não têm aprendizado adequado à série que cursam. Ou seja, apresentam dificuldades para fazer cálculos que deveriam ser simples para esse grau de instrução.
A informação consta dos últimos dados, referentes a 2009, divulgados pelo movimento Todos pela Educação – organização criada em 2006 que estabeleceu metas (para o sistema educacional público) a serem cumpridas no País. O resultado se baseia nos estudantes avaliados na Prova Brasil (Avaliação Nacional do Rendimento Escolar) aplicada pelo Ministério da Educação (MEC).
Em guia de Santos, Cidade com o melhor índice, apenas 12,9% dos alunos aprenderam o suficiente em Matemática. O Município não conseguiu nem sequer atingir a meta estipulada, de 15,6%. Isso quer dizer que 87,1% dos estudantes aprenderam menos do que deveriam.
“Santos é uma cidade rica, com uma arrecadação de impostos altíssima, tem recursos para colocar na Educação. Não deveria ter uma aprendizagem tão baixa, é totalmente inadmissível”, afirma a diretora executiva do movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz.
O resultado de São Vicente é mais desanimador: 7,2%, o pior entre todas as cidades da Baixada Santista e ainda menor do que o registrado em 2007, de 7,5%.
“O direito constitucional, fundamental de toda criança é aprender. As redes precisam dar conta de efetivar esse direito. É absurdo uma rede em que só 7% aprenderam o esperado. Isso não deveria ser algo aceito pela sociedade desse município. É um número excessivamente baixo”, ressalta Priscila.
Peruíbe, com 9,3%, também ficou longe da meta fixada, de 16,7%. A cidade apresentou recuo de um ponto percentual em relação ao nível de 2007.
Apenas Bertioga superou a meta projetada para a cidade, de 6,6%. Mas o total de apenas 8% de alunos com aprendizado em Matemática adequado à série não é motivo para comemoração.
Na região, o índice observado é de 9,2%, menor do que a média brasileira. No País, a porcentagem fica em 14,8%. Se separada só a região Sudeste, a taxa aumenta para 18,8%.
Um dos objetivos do movimento Todos pela Educação é o de que, até 2022, 70% ou mais dos estudantes de todo o Brasil tenham aprendido o conteúdo ensinado em sua série. No 9º ano, em Matemática, apenas 35 cidades do País (0,6%) têm pelo menos 50% dos alunos com aprendizado correto.
Para a diretora executiva da organização, a melhor capacitação dos professores é um dos caminhos que permitem mudar a atual realidade. “A formação inicial do professor é muito frágil. Tem até conseguido dar conta nos anos iniciais, mas não prepara os professores para os anos finais dos ensinos fundamental e médio. Não existe solução sem levar em conta o professor”.
Fonte: Jornal A Tribuna