Feager abre em Peruíbe e deixa artesãos otimistas
quinta-feira, 11 de agosto de 2011Começou nesta quarta-feira (10), a 13ª edição da Feira Regional de Artesanato e Geração de Renda (Feager). A comunidade pode conferir até o sábado (13), das 10h às 22h, barracas de dez cidades: Itapetininga, Itararé, Bom Sucesso de Itararé, Ubatuba, Iperó, Salto, guia de Peruíbe, Indaiatuba, guia da cidade Tatuí, Votorantim e Sorocaba. Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Relações do Trabalho (Sert) e do Fundo Social de Solidariedade (FSS), o evento teve a presença da primeira-dama e presidente do FSS, Denise Lippi, do secretário de Relações do Trabalho, Luís Alberto Firmino, do vereador José Francisco Martinez e de representantes das associações de artesanato Novos Rumos e ASA.
“Sorocaba é uma cidade generosa, que tem um relacionamento forte com outras cidades da região. Nesta feira esses municípios se juntam com um objetivo comum: aprender novas práticas e trocar experiências. E isso gera um grande universo de oportunidades para todos, inclusive a geração de renda, que é o nosso objetivo”, destaca Firmino. Segundo boa parte dos comerciantes da Feager, o lucro na Feira Regional é muito maior do que em outros eventos. A artesã Vânia Bernardini, foi uma das comerciantes que confirmou o sucesso, mesmo com uma maior concorrência.
“O que normalmente ganhamos em uma semana, aqui ganhamos em um dia. Acredito que o número de pessoas se dá pelo número de atrações para as pessoas”, explicou. Para este ano, a Feager – além do artesanato regional, das comidas típicas e shows culturais ¿ oferece cortes de cabelos gratuitos, atendimento com uma podóloga e a participação do Ônibus da Mulher, nesses três primeiros dias.
Conforme a programação, nesta quinta-feira, dia 11, às 17h, acontece a apresentação da banda “Camilo Trio” toca MPB, Bossa e Jazz e, às 18h, o Grupo de Capoeira Kátia Monte Santo se apresentará no local. Já, às 18h30, o Projeto Mais Cultura novamente sobe ao palco do Feager para o show do Coral Adulto. Fechando as exibições, às 19h, o grupo Sala Tablado Flamenco mostra uma dança espanhola. Na sexta-feira, dia 12, às 17h, o grupo Revivendo apresentará chorinho; às 18h, o Projeto Mais Cultura fará uma aula de dança de salão e, às 19h, quem se apresenta é a Banda Savana.
No encerramento, sábado (13), às 11h, a Orquestra Filarmônica Fernando Prestes (OFFEP) se apresentará com o regente Leonardo Anunciação. Às 16h, o Projeto Mais Cultura apresentará a peça teatral “Não seja dengoso”. Às 17h, o coral os “Pequeninos” mais Angels animarão a Feira, às 18h, a academia Leandro Molina fará exibições de Kung Fu e, às 19h, quem fecha a festa é a Clê Paiva e Banda.
Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul