Prefeitura de Peruíbe ganha reforço para plano emergencial contra enchentes
terça-feira, 26 de março de 2013Para dar continuidade ao plano de ações emergenciais que começou a ser discutido. A prefeita Ana Preto reuniu, na última semana, parte da equipe de Governo e representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SAMU e Tiro de Guerra. Durante o evento na cidade de Peruíbe, foram estabelecidas medidas que devem ser prontamente aplicadas, principalmente na área da saúde.
“As pessoas que tem contato com a água da chuva devem receber atendimento médico e acompanhamento, a fim de evitar a contaminação de doenças que afetam a qualidade de vida”, ressaltou Ana Preto.
A prefeita lembrou ainda que o objetivo desse plano de ações emergenciais é preparar os órgãos públicos para atender a população com respeito e dignidade.
“Estamos preparados para atender emergências, se houver, a equipe tem que se antecipar ao problema”, disse Ana Preto.
Além dos pontos definidos no último domingo, como os locais que poderão abrigar famílias desalojadas, a Prefeitura de Peruíbe vai disponibilizar ônibus, caminhões e máquinas que estarão à disposição para transporte de famílias e alimentos. Ainda durante a reunião, os representantes da PM, Corpo de Bombeiros, SAMU e Tiro de Guerra confirmaram apoio para a operação emergencial, caso seja necessária.
O capitão Sebastião, da Polícia Militar, elogiou a iniciativa da Administração Municipal em se antecipar ao problema e destacou a importância do alinhamento entre os órgãos na Cidade.
“Essa preparação para um ‘gerenciamento de crise’ é fundamental para o sucesso do trabalho com agilidade e eficiência. Temos que operar juntos e com funcionalidade”, enfatizou.
Estrutura
Nos bairros do Caraguava e Caraminguava, a Prefeitura disponibilizará o NAES, o Ginásio de Esportes e o Centro Comunitário do Caraminguava. Para a região do Jardim Veneza, o Centro Comunitário do bairro e a quadra da escola Maria Amélia poderão ser utilizados. Na Vila Erminda, o Centro Comunitário Somar e a escola Amália Berta. Já para o Ribamar e Jardim das Flores, ficará reservada a antiga creche do Ribamar. No bairro do Guaraú, o Centro Comunitário.
Para o transporte das famílias, serão disponibilizados ônibus e caminhões. O Fundo Social de Solidariedade também ficará de prontidão para fornecer alimentação, roupas e estrutura necessária. A pedido da prefeita, 100 cestas básicas ficarão contingenciadas para serem entregues em situação de emergência.
Vale ressaltar que se trata de um plano de preventivo, que poderá ser acionado a qualquer momento, mobilizando diversos setores e órgãos públicos. Por isso, também haverá reforço no atendimento da Defesa Civil, SAMU, ambulâncias, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
Em caso de enchentes ou alagamentos, a população pode entrar em contato diretamente com a equipe da Defesa Civil Municipal, pelo telefone 3455-2232.
Fonte: Diário do Litoral
Mais notícias sobre a Peruíbe:
- Polícia Militar de Peruíbe prende suspeito por tráfico de drogas
- Peruíbe ganha viaturas do SAMU
- Atletas do Karate de Peruíbe conquistam medalhas em Torneio Nacional na cidade de Cotia
- Moradores de reserva ecológica devem desocupar área em Peruíbe
- Aldeia indígena de Peruíbe recebe rede de abastecimento de água