Peruíbe obtém menor índice de mortalidade infantil de sua história
terça-feira, 8 de fevereiro de 2011Dados preliminares divulgados quarta-feira (02) pelos sistemas SIM/SINASC – Sistema de Informação de Mortalidade e Sistema de Informação de Nascimento da DRS – Diretoria Regional de Saúde, da Secretaria Estadual da Saúde, dão conta de que a cidade de Peruíbe registrou o menor índice de mortalidade infantil de sua história com um número de 7,4 mortes para cada grupo de mil nascidos até um ano de idade. Considerando-se o índice que havia quando do início da atual administração (24,3), dois anos atrás, pode se afirmar que as políticas implantadas pela Secretaria Municipal de Saúde estão no caminho certo. Esse índice só foi igual em Bertioga, sendo que as outras cidades da região registraram número superior.
Para que fosse possível alcançar redução significativa na mortalidade infantil, há que se que destacar ações bem sucedidas em Peruíbe que demonstram a preocupação com o recém nascido: treinamento de todos os funcionários; reanimação neonatal na sala de parto; importante atuação do banco de leite humano e dedicação de seus profissionais; melhor índice de aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida; treinamento para todas as enfermeiras da Rede Amamenta Peruíbe; curso de capacitação dos médicos (ALSO- Advanced Life Support in Obstetrics); pré-natal com acompanhamento pelas equipes da saúde da família e o Hospital Amigo da Criança são fatores considerados fundamentais.
Comemorando o fato, a prefeita Milena Bargieri fez questão de cumprimentar os profissionais da saúde que se empenharam para que mortalidade infantil em Peruíbe chegasse nesse patamar. Destacou a prioridade que a atual administração vem dando ao assunto desde o primeiro dia de governo e reafirmou seu compromisso de fazer o melhor possível para que outras conquistas aconteçam em todos os setores da saúde.
“A implantação do Programa Mãe Peruibense de assistência a gestante com um mínimo de seis consultas antes do parto e acompanhamento depois do nascimento do bebê até um ano, a reforma e ampliação dos postos de saúde, a compra e instalação de novos e modernos equipamentos para a maternidade, a humanização do parto, a entrega do novo Centro de Especialidades Odontológicas, a informatização em todo atendimento feito pelas enfermeiras da rede municipal, a reforma do hospital maternidade e a construção de um novo pronto socorro são pontos fundamentais que estão em pauta” enfatizou Milena, acrescentando que quer uma avaliação completa de sua atuação na área da saúde no final do atual governo e não apenas pelos seus dois anos de gestão. “Aí sim, poderei ser julgada pelos resultados obtidos e ser avaliada nessa e em outras áreas que são fundamentais para a vida de nossa população”, finalizou a prefeita de Peruíbe.
Fonte: Secom Peruíbe