Católicos devem lotar igrejas para celebrar dia de São José Operário em Peruíbe
segunda-feira, 19 de março de 2012Na cidade de Santos e Peruíbe haverá programação especial hoje para celebrar o dia de São José Operário, padroeiro dos trabalhadores e das famílias… E o público deve comparecer em massa.
Na Paróquia São José Operário, no Macuco, mais de mil pessoas devem prestigiar as missas que serão realizadas ao longo desta segunda-feira. A celebração de encerramento será presidida pelo bispo diocesano Dom Jacyr Braido.
Ainda em Santos, também haverá missa no Colégio São José, que fica no Gonzaga. Mas será apenas uma única sessão, às 19h. Já em Peruíbe, as missas serão na Igreja São José Operário. Lá também só haverá uma missa em homenagem ao santo, às 19 horas.
Conheça a história
José foi o pai terreno de Jesus e o marido de Maria. Provavelmente nascido em Belém, José era carpinteiro, um trabalhador exemplar e com uma fé inabalável. Da tribo de Davi, com cerca de 30 anos, José foi escolhido para casar com Maria.
Voltando da Judeia, Maria anuncia a maternidade a José, fato sem explicação devido à virgindade dela.
José ficou desconfiado e inquieto, mas após um sonho com um anjo, ele teve a certeza que o filho de Maria vinha do Espírito Santo. O casal partiu para Belém, onde, logo depois, Maria deu a luz ao menino Jesus.
Após o nascimento, a família teve que fugir de Belém, já que o Rei Herodes pretendia eliminar a criança. Então, José leva sua família para o Egito, em uma viagem cheia de perigos.
Após a morte de Herodes, José foi embora para Nazaré com a sua família. Ele cuidou de Jesus como seu próprio filho, fez de tudo para que não faltasse nada à família e, como pai, ensinou e protegeu Jesus.
José morreu antes de ver seu filho Jesus começar a predicação. Hoje é considerado o padroeiro dos trabalhadores e das famílias, já que era um esforçado trabalhador e um grande protetor da família.
Fonte: Jornal A Tribuna