“Oficinas do Sentimento” da Secretaria de Educação de Peruíbe une pais, filhos e educadores
terça-feira, 14 de dezembro de 2010A Prefeitura de Peruíbe, por meio da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Saúde promoveu no decorrer do ano de 2010, o projeto “Oficinas do Sentimento”, direcionado aos alunos da rede, visando ampliar e fortalecer vínculos afetivos entre pais e filhos, incidindo na construção de uma estrutura familiar saudável e harmônica, o que influi diretamente na formação do aluno e no meio em que vive, principalmente no ambiente escolar.
Dia 22 de novembro, na EMEIF Profª. Amalia Berta Streit Sanchez, na região do Trevo, um dos polos onde é desenvolvido o projeto, houve uma grande confraternização para marcar o último encontro do ano do projeto “Oficinas do Sentimento”, realizado mensalmente em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que disponibilizou uma fonoaudióloga para ministrar palestras com temas que ajudam no relacionamento familiar. Segundo Fábio Carreira Souza, coordenador pedagógico da escola, à medida em que as reuniões mensais iam acontecendo, mais pais foram se envolvendo e aderindo às sessões.
Mães que participaram de todas as sessões, Maria Luiza de Jesus (40), mãe de cinco filhos, disse que aprendeu a dialogar e brinca mais com seus filhos, reparou que passou a ser mais respeitada e conseguiu motivar mais os filhos, principalmente quanto aos deveres de cada um deles e da escola. Denise Ferreira de Lucena (28), mãe de dois filhos, comentou que antes seu lar era conturbado e após as informações e reflexões que recebeu, a família se tornou mais alegre e seus filhos ficaram mais espertos e comunicativos.
As oficinas acontecem em três polos (Trevo, Caraguava e Centro), regiões onde o acesso facilita todos os pais que desejam participar. Nelas, a fonoaudióloga Patricia de Paiva Carmelo procurou trabalhar todos os sentimentos que envolvem a relação entre pais e filhos, partindo do pressuposto de que a afetividade é um elemento principal no seio familiar.
Após as exposições feitas pela profissional, estava previsto um momento para debates e esclarecimentos de dúvidas dos pais. Pode-se dizer que o projeto promoveu uma terapia em grupo onde muitos tiveram a oportunidade de relembrar sua relação com seus pais, tanto nas dificuldades quanto nos momentos alegres. Dentro dessa atmosfera de aconchego os pais se sentiam motivados a fazer seus depoimentos acerca da educação dos seus filhos. Muitos ficavam emocionados e num tom de desabafo apresentavam questões familiares, privações e traumas vividos. Outros ficavam felizes e relatavam seu amor incondicional, suas alegrias e visão de futuro para os filhos.
As oficinas contaram ainda com sessões de relaxamento, momento em que se busca tirar toda a tensão física e emocional existente nos participantes. Em seguida são lidos textos motivacionais cujo resgate da autoconfiança, perseverança e reconhecimento das coisas boas tornam-se uma injeção de ânimo para todos os participantes.
Os participantes também fazem exercícios de alongamento em que o objetivo é promover o desprendimento de tudo aquilo que não faz bem. Após a oficina é oferecido um café da manhã aos participantes.Daniela Horvath Mucci, assessora pedagógica, responsável em apoiar a inclusão de crianças com necessidades especiais relata: “ Muitos pais nos dizem que a relação com os filhos melhorou, pois são capazes de perceber como lidar com os filhos e como, também, precisam melhorar em algumas atitudes”.
Os pais são convidados pelos coordenadores pedagógicos das escolas para participarem. O pedagogo comunitário Edson Cristovão da Silva conversa e orienta as famílias dos alunos como buscar assistência em órgãos públicos de Peruíbe, bem da respaldo em escolas atendidas.
A diretora da EMEIF Amalia Berta frisa “estou encantada com o trabalho realizado por esses grandiosos profissionais, pois conseguimos fazer muitas coisas pelas crianças e suas famílias. O sucesso da inclusão na nossa escola é fruto de nossa parceria com a Patricia e o trabalho de apoio da Daniela e Edson, bem como o empenho de nossas professoras”.
A vice-diretora Tereza de Fátima Pires complementa: “Percebo que muitos pais hoje precisam ser orientados na educação de seus filhos. São pessoas que precisam ser ouvidas e apoiadas. É papel da escola trazer a família dos alunos com mais dificuldades e com elas atuar de modo cooperativo”.
A Prefeitura de Peruíbe comemora os resultados alcançados com o projeto e apóia totalmente a iniciativa pelo poder transformador que tem de resgatar o amor, a compreensão e o desenvolvimento intelectual.
Fonte: Prefeitura de Peruíbe
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